Sistemas Mainframe

O que são Sistemas Mainframe

O sistema Mainframe (mainframe systems) é uma tecnologia de computação predominante há décadas – fato que é evidenciado pelos inúmeros data centers ao redor do mundo que usam o mainframe como servidor central. São computadores capazes de processar grandes volumes de informações, otimizados para computação de alto desepenho. Os mainframes possuem capacidade de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários simultaneamente, por meio de uma rede ou através de milhares de terminais conectados diretamente.

Mainframes também oferecem capacidades mais avançadas em se tratando de disponibilidade de aplicações, resiliência e recuperação de desastres. São os únicos sistemas capazes de atender a demanda de volume de processamento e segurança que empresas de grande porte necessitam. Entre as 1.000 maiores empresas do mundo, estima-se que 90% usem mainframes em suas operações.

Embora surjam cada vez mais alternativas competitivas, como os servidores X86, com processadores Intel, e Power Systems, da própria IBM, os mainframes ainda são muito utilizados ao redor do mundo. A IBM continua realizando investimentos na plataforma, constantemente atualizando o software e agregando funcionalidades ao seu sistema operacional e subsistemas.

Características dos Sistemas Mainframe

Sistemas Mainframe são virtualizados

A IBM foi a primeira empresa a introduzir a tecnologia de máquinas virtuais. Hoje em dia, a virtualização é empregada tão largamente que é difícil de imaginar operar um data center sem a mesma.

Mainframes são computadores na nuvem

O conceito de computação na nuvem diz respeito a utilização de recursos e softwares como serviço sem se preocupar com suas origens. Este é o conceito sobre o qual os sistemas mainframe foram construídos.

Mainframes são plataformas computacionais eficientes

Devido às limitações de hardware da época em que surgiram, o sistema mainframe foi desenvolvido de maneira a utilizar a memória, armazenamento e periféricos eficientemente. Hoje, estes sistemas são capazes de operar confortavelmente enquanto utilizam mais de 85% de seus recursos computacionais.

Mainframes são sistemas atuais

Muitos vendedores podem afirmar que o mainframe é uma tecnologia ultrapassada. Isso está longe da verdade. Os processadores mainframe continuam sendo competitivos, com alta velocidade de clock e cache. As CPUs possuem várias funcionalidades de otimização que se assemelham bastante aos processadores X86.

Sistemas Mainframe são seguros

Quase todas as funções e recursos de um mainframe são protegidas por meio de mecanismos de segurança invioláveis. O mainframe conta com uma gama variada de funções de criptografia, implementadas diretamente no hardware de modo a torna-las mais ágeis e poupar a capacidade de processamento. Isso significa que quem quer que tente roubar as chaves de criptografia deve ter acesso presencial ao hardware. Ainda assim, mainframes possuem mecanismos de autodestruição que podem ser acionados caso alguém tente adulterar o hardware de segurança.

Quer aumentar a agilidade nos processos? Solicite um orçamento!

Caso queira implementar ou atualizar seu Mainframe, Solicite uma visita de nossos consultores.

Por que adotar um Sistema Mainframe

Estudos recentes demonstram que mais de 70% das empresas reconhecem a importância da infraestrutura de TI em proporcionar uma vantagem competitiva ou otimizar as margens de renda e lucro. Mesmo assim, apenas cerca de 22% das empresas afirmam possuir uma estratégia sólida de infraestrutura em Tecnologia da Informação.

Mainframes ainda são muito mais poderosos do que qualquer sistema de virtualização distribuído. Oferecem um sistema verticalmente integrado em que operam aplicações programadas especificamente para tirar o maior proveito de seu hardware especializado por meio de um único Sistema Operacional. As plataformas X86, em comparação, são formadas por conjuntos de hardware ligados entre si por meio de software, que é por sua vez capaz de rodar softwares diferentes de terceiros.

Isso faz com que o mainframe obtenha uma maior eficiência energética e escalabilidade, ao mesmo tempo em que oferece uma segurança maior aos usuários. O mainframe é preferido entre as organizações que buscam um sistema segura, vertical e homogêneo, que possa escalar facilmente. No setor financeiro, por exemplo, os mainframes são predominantes.

Nossas Soluções em Sistemas Mainframe

As informações e processos mais vitais da sua organização são confiadas ao sistema mainframe. Você depende da sua disponibilidade e segurança para manter a sua organização nos eixos. No entanto, sem o planejamento adequado, as migrações, atualizações e consolidações necessárias podem ser custosas e disruptivas.

Nós guiamos nossos clientes durante todo o processo de otimização e gestão do ambiente mainframe. Nós oferecemos a expertise necessária para minimizar os impactos e realizar uma transição bem-sucedida.

A nossa base de conhecimentos engloba todas as áreas críticas da implementação de sistemas mainframe para uso corporativo. Somos reconhecidos por trazer soluções de alta qualidade aos nossos clientes.

Os nossos serviços na área de tecnologia mainframe incluem:

  • Consultoria

  • Planejamento e instalação dos processadores zEnterprise

  • Instalação e customização dos sistemas operacionais z/OS e z/VM e subsistemas relacionados

  • Instalação e customização de mainframes LinuxOne

  • Instalação e customização de produtos no sistema z/OS

  • Migrações e upgrades

  • Planejamento de capacidade e análise de performance

  • Suporte em caso de falhas ou incidentes no sistema

Contrate Agora

Destaque tecnológico

Mainframes LinuxOne

A mais nova linha de mainframes da IBM, LinuxOne, oferece uma solução que reúne hardware, software e serviços a nível empresarial baseados na plataforma Linux. Se você busca a segurança, confiabilidade e flexibilidade oferecida pelos sistemas Unix, nós estamos preparados para auxiliar na escolha, aquisição e instalação do mainframe ideal para as suas necessidades.

LinuxOne Emperor

Considerado recentemente como o sistema mais rápido do mundo, oferece uma plataforma capaz de analisar transações em tempo real com um potencial de escalabilidade incrível, e por isso mesmo é indicado para compor a infraestrutura de grandes empresas. O mainframe Emperor da IBM é capaz de rodar até 8 mil servidores virtuais diariamente, além de dezenas de milhares de containers e bilhões de aplicações web em modo RESTful. A máquina ainda abriga até 141 processadores, 10 terabytes de memória compartilhada e 640 processadores I/O dedicados

LinuxOne Rockerhopper

O segundo integrante da linha LinuxOne foi desenvolvido tendo em mente empresas de médio porte que procuram uma solução acessível e que ofereça ao mesmo tempo segurança, velocidade e flexibilidade. O sistema apresenta a mesma inovação e carrega a capacidade de expansão, virtualização, resiliência e mobilidade do LinuxOne Emperor, oferecendo uma ótima oportunidade de entrada em se tratando de mainframes.

O que oferecemos

O seu sistema mainframe deve evoluir junto à sua organização. O desenvolvimento e implementação de um método que integre os pontos fortes tradicionais do mainframe com as soluções em potencial, como a computação na nuvem, requerem experiência, habilidade técnica e visão de longo prazo.

Nós oferecemos planejamento e a aplicação de nossa expertise técnica à projetos que envolvam a implementação de sistemas mainframe. A consultoria que oferecemos a nossos clientes é baseada em experiência real de implementações de sucesso que realizamos.

Por meio de nossos serviços de consultoria em tecnologia mainframe, poderemos definir soluções capazes de:

  • Reduzir o TCO (Custo Total de Propriedade) do ambiente de TI

  • Reduzir os custos operacionais da empresa ao otimizar o funcionamento de aplicações

  • Criar vantagem competitiva por fornecer serviços mais rápidos, confiáveis e contínuos

  • Aumentar a eficiência operacional de TI

  • Aumentar a agilidade no ambiente de negócios

  • Identificar e reduzir riscos em potencial

  • Aperfeiçoar os processos de modo a maximizar o Retorno Sobre Investimento

Nós acreditamos que cada um de nossos clientes possui necessidades únicas, e trabalhamos junto a estes de maneira a oferecer o que for preciso, quando for preciso. Nós avaliamos as oportunidades de otimização ao longo de toda a cadeia de TI de sua organização, e fazemos as recomendações em áreas como eficiência energética, oportunidades de virtualização, redução de custos com software, melhorias de capacidade e planejamento de recuperação de desastres.

Entre em contato conosco para saber como podemos auxiliar na implementação do seu projeto.

As organizações com visão de futuro exploram os IBM z Systems para aumentar o valor dos negócios, reduzir custos e criar vantagem competitiva por fornecer serviços mais rápidos, confiáveis e contínuos.

Gostou da it TCS?

Ficamos felizes pela visita ao nosso site! Gostaríamos de retribuir a visita indo em sua empresa. Agende uma visita!