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Como garantir a privacidade de dados e a conformidade com as leis de proteção - Blog

Como garantir a privacidade de dados e a conformidade com as leis de proteção

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A ideia de privacidade e proteção de dados não é algo novo. No entanto, acreditamos que isso se tornou muito mais complicado desde que as empresas começaram a adotar as tecnologias de nuvem e a aumentar os volumes com os quais os dados são coletados e compartilhados em todo o ambiente híbrido de várias nuvens. Atualmente, a privacidade se estende a uma ampla gama de dados pessoais que podem ser armazenados em dispositivos digitais pessoais, em entradas de dados corporativos e em várias plataformas de nuvem.

Para agravar essa complexidade, as regulamentações de privacidade de dados estão cada vez mais exigentes, assim como as opiniões dos consumidores sobre a privacidade. Por isso, as empresas precisam empenhar todos os esforços para se manter em conformidade com as regras, evitar multas pesadas e não prejudicar a imagem diante de seu público.

Por outro lado, a questão da privacidade e das leis de proteção de dados traz também um lado positivo. Afinal, os clientes podem ser mais propensos a fazer negócios com empresas nas quais confiam. Portanto, a privacidade não é simplesmente uma medida obrigatória, mas uma parte importante da estratégia de negócios das empresas, capaz de ajudar muito a impulsionar a sua marca e os seus resultados financeiros.

Neste artigo, vamos explicar como a segurança da informação e o cuidado com a privacidade podem ajudar a sua empresa a se diferenciar neste cenário em que os dados são o patrimônio mais importante das empresas.

 

Alinhe a conformidade com as suas estratégias de negócios

A privacidade pode ser uma parte importante de sua estratégia de negócios, capaz de impulsionar a sua marca e os seus resultados financeiros. Mas as empresas que não levam a sério a conformidade podem enfrentar sérias consequências.

As regulamentações de privacidade de dados novas e mais rigorosas são aprovadas todos os anos pelos principais mercados em todo o mundo, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil. Nesse cenário, a privacidade pode ser vista como um motivador para o crescimento dos negócios, capaz de fortalecer as marcas e impulsionar os seus resultados financeiros.

Mas como alinhar a necessidade de conformidade com as regras de proteção de dados com as estratégias de negócios? Essa pergunta deve levar a uma discussão mais ampla, que seja capaz de responder a questões como:

  • Onde estão as sinergias e / ou eficiências nas medidas de segurança de dados que estamos tomando hoje e aquelas que precisaremos tomar amanhã?
  • Como rastreamos e nos adaptamos continuamente aos novos requisitos regulatórios e à pressão crescente dos consumidores para tornar a privacidade transparente?
  • Que ações podem nos levar a ser reconhecidos como líderes em privacidade de dados em nosso setor?
  • Como podemos alavancar as nossas práticas de privacidade para fornecer experiências confiáveis ​​aos clientes e gerar melhores resultados de negócios?

As empresas precisam olhar além da conformidade e ver o papel que a privacidade pode desempenhar para ajudar a construir o valor da marca e melhores relacionamentos com os clientes. Comece a construir um forte programa de privacidade hoje, acompanhando as seguintes diretrizes:

  1. Avalie o seu cenário de dados pessoais para entender onde você tem dados, seus riscos e as responsabilidades que você tem para com os clientes e para a conformidade regulatória.
  2. Proteja os seus dados pessoais usando uma abordagem de confiança zero para aplicar a proteção de privacidade de dados apropriada.
  3. Responda rapidamente às solicitações dos clientes e requisitos de conformidade com privacidade de dados unificada e fluxos de trabalho de segurança e automação.

Pesquisa da Forrester revela que, em 2020, 44% dos tomadores de decisão de segurança dizem que as suas empresas incluíram considerações de segurança e privacidade desde o início ao desenvolver serviços, produtos ou aplicativos.

 

Comece avaliando o seu cenário de dados pessoais

O primeiro passo em direção a um programa forte de privacidade de dados começa quando você para de ver a privacidade como um problema de segurança e passa a vê-la como uma vantagem estratégica. A privacidade deve ser estar em equilíbrio contínuo com todos os seus processos de negócios. Mas como você pode garantir a privacidade e segurança de dados em cada novo produto ou processo? Siga estas dicas para ajudar a construir uma base sólida para a sua estratégia:

Etapa 1: a privacidade de dados requer alinhamento e colaboração entre departamentos

A privacidade de dados é um esporte de equipe e uma iniciativa de toda a empresa. Ela requer ação e contribuição de todas as partes do negócio que os dados pessoais tocam. Portanto, busque as partes interessadas relevantes e o apoio executivo desde o início. Essa equipe pode incluir membros de marketing, operações, jurídico, desenvolvimento de produtos e outros, além de grupos de segurança e TI. A conformidade com a privacidade de dados é um processo contínuo que precisa se adaptar a cada novo passo das estratégias de negócios. Portanto, a colaboração entre equipes é sempre necessária, desde o planejamento até a execução e operacionalização.

Etapa 2: faça uma séria análise dos dados pessoais

Se o seu programa de privacidade tem buracos, não os esconda – encontre-os! Faça uma avaliação de risco de privacidade completa e honesta de seus dados pessoais para entender quais dados você possui, como eles estão sendo usados ​​e qual proteção de privacidade você possui atualmente. Comece a entender quais riscos você enfrenta agora e quais são as suas obrigações para com clientes, funcionários, parceiros e órgãos reguladores. Isso pode ajudá-lo a começar a construir um roteiro para a maturidade de privacidade desejada.

Etapa 3: considere a conformidade e as demandas do cliente quanto à privacidade de dados como alvos móveis

As regras e requisitos de privacidade estão em constante mudança e evolução. Por isso, existe sempre o risco de descumprir a conformidade se houver uma mudança nos regulamentos. Com frequência, os regulamentos mudam em resposta a indivíduos que exigem maior proteção e privacidade de dados. Por isso, é importante que as empresas vejam a sua estratégia de privacidade como uma jornada contínua.

Etapa 4: sua avaliação deve informar a sua estratégia e os seus investimentos em tecnologia

Depois de ter uma boa ideia de onde estão os seus dados pessoais e os riscos que eles correm, você deve se sentir melhor preparado para começar a executar as suas metas de privacidade de dados e os seus objetivos de negócios. Essa visibilidade do cenário de dados permite que você e as demais partes interessadas ajustem o seu padrão interno de privacidade de dados para lidar com dados pessoais. Veja quais ferramentas de segurança, privacidade e dados existentes você pode estender para cobrir as lacunas de privacidade. Em seguida, comece a identificar onde o investimento adicional em tecnologia deve ser priorizado.

 

Ajude a proteger os dados pessoais com uma abordagem de confiança zero

Normalmente, os dados pessoais e outros dados confidenciais são generalizados; eles não moram em uma ilha, mas estão espalhados por toda a sua organização. Portanto, as empresas devem considerar a implementação de medidas de privacidade que estendam a proteção de dados por toda a empresa.

Ao considerar quais soluções de privacidade de dados atendem melhor às suas necessidades, você pode considerar um modelo de confiança zero ou acesso com privilégios mínimos como uma estrutura de orientação. Uma abordagem de confiança zero para privacidade e segurança de dados nunca pressupõe que qualquer usuário, aplicativo, dispositivo ou processo seja confiável. Em vez disso, você deve avaliar continuamente se alguém ou algo deve ou não ter acesso a dados confidenciais com base em informações contextuais.

Esse contexto vem da avaliação de seu cenário de dados com a ajuda de uma ferramenta de descoberta e classificação de dados ou uma solução que rastreia a linhagem de dados. Essa ferramenta fornece informações sobre a origem, evolução dos dados e para onde eles fluem.

Esse contexto também pode vir dos resultados da configuração de políticas para monitorar o acesso do usuário e a atividade de dados. Essa configuração pode ser personalizada para monitorar a conformidade com os regulamentos de privacidade específicos, de modo a detectar comportamentos discrepantes ou suspeitos. Isso pode ajudá-lo a obter visibilidade sobre como os usuários, dados e aplicativos normalmente interagem para formar uma linha de base contra qualquer comportamento potencialmente arriscado. Junto com análises avançadas, você pode descobrir o risco de dados ocultos, avaliar o seu impacto potencial nos negócios e escalar casos para investigação posterior.

Outros tipos de proteção de privacidade de dados na fonte de dados também são necessários para ajudar a preservar a privacidade enquanto os dados estão em repouso, em trânsito ou em uso. A criptografia de dados, seja para arquivos, bancos de dados ou aplicativos, pode ajudar a impedir que usuários não autorizados vejam dados pessoalmente identificáveis. Controles como tokenização e mascaramento de dados podem ajudar a minimizar a sensibilidade dos dados e preservar a privacidade deles enquanto são compartilhados e usados. Esses recursos geralmente vêm com controles de acesso do usuário e registro de atividades que reduzem o manuseio incorreto de dados e evitam violações de privacidade.

 

Responda com transparência e automação

Com as soluções de privacidade de dados implementadas e um padrão de privacidade de dados estabelecido para a empresa, a próxima etapa é operacionalizar vários requisitos de privacidade voltados para o cliente. Em um mundo onde os dados pessoais se movem na velocidade de microssegundos, a automação e a orquestração ajudam a reduzir o erro humano e o tempo gasto em tarefas relacionadas à conformidade.

As empresas devem trabalhar para unificar os silos de dados em um “hub de segurança de dados” comum que permita ampla visibilidade dos dados de segurança, conformidade e auditoria. Ao descobrir, classificar e coletar continuamente esses dados em um só lugar, você pode se posicionar para ajustar dinamicamente os seus padrões de privacidade e reagir a ameaças potenciais e mudanças nos requisitos de conformidade com o insight contextual necessário.

Juntamente com uma solução de orquestração, automação e resposta de segurança (SOAR), você pode simplificar muitas tarefas manuais de maneira segura e consistente, por meio de fluxos de trabalho unificados para tarefas críticas de segurança e privacidade. Desse modo, a sua empresa poderá demonstrar para os seus clientes que está tratando os dados deles com transparência e respeito.

Os benefícios potenciais adicionais incluem:

  • Abordar e notificar violações de privacidade e segurança de dados e outros incidentes, dentro dos prazos exigidos, com colaboração entre equipes.
  • Obter os dados necessários para criar rapidamente relatórios de auditoria que podem ser compartilhados com executivos e órgãos reguladores.
  • Identificar comportamentos suspeitos e ameaças potenciais e responder com gerenciamento e controles apropriados.
  • Lidar com solicitações de acesso de titulares de dados (DSAR) e de gerenciamento de consentimento de uma maneira coordenada, que consiga escalar com o volume de interações do cliente e refletir de forma consistente as preferências do público.

Controles de privacidade automatizados e orquestrados podem ajudar a minimizar o risco real de erros manuais, reduzir a complexidade operacional e melhorar seus tempos de resposta a questões críticas de privacidade e segurança de dados.

Não é segredo que muitas empresas hoje lutam para navegar em um cenário cada vez mais complexo de mudanças nas regulamentações de privacidade e na opinião do consumidor. Mas elas não precisam enfrentar os problemas de privacidade sozinhas.

Em parceria com a IBM, a IT TCS está empenhada em fornecer soluções que tornam mais fácil descobrir, acessar e gerenciar dados em seus ambientes de nuvem híbrida cada vez mais complexos. Entre em contato conosco e faça a sua avaliação para encontrar as soluções certas para o seu negócio.

Entre em contato conosco.

 

Fontes:

1. The Future Of Data Security And Privacy: Growth And Competitive Differentiation, da Forrester Research. Link: https://www.forrester.com/report/The+Future+Of+Data+Security+And+Privacy+Growth+And+Competitive+Differentiation/-/E-RES61244

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