Email: comercial@ittcs.com.br | Telefone: +55 (11) 5061-7845

Conheça as vantagens das soluções de armazenamento flash

Tempo de Leitura:

Categoria:

Data da postagem:

Autor:

Para oferecer suporte a aplicativos de alto desempenho, as empresas precisam fornecer dados de forma rápida e eficiente. Os sistemas de armazenamento totalmente flash fornecem um armazenamento de dados em estado sólido para um rendimento rápido e uso eficiente da capacidade de dados, espaço do rack, energia e refrigeração. Além disso, eles proporcionam latência ultrabaixa e confiabilidade de missão crítica para atender às demandas de negócios modernos. 

Por apresentar essas características, o armazenamento flash desempenha um papel significativo na modernização da infraestrutura e ajudou a transformar a economia do armazenamento de dados. Quando aplicado ao armazenamento novo ou existente, ele aumenta a capacidade utilizável, melhorando significativamente o desempenho do aplicativo.  

Neste artigo, vamos explicar o que é e como surgiu o armazenamento flash, quais são os seus tipos de array e por que eles são capazes de atender a uma variedade de requisitos de storage. 

 

O que é e como surgiu o armazenamento flash 

O armazenamento flash (em inglês, flash storage) é uma tecnologia de estado sólido que usa chips de memória flash para gravar e armazenar dados. As soluções variam de unidades USB a arrays de nível empresarial. O armazenamento Flash pode atingir tempos de resposta muito rápidos (latência de microssegundos), em comparação com discos rígidos com componentes móveis. Ele usa memória não volátil, o que significa que os dados não são perdidos quando a energia é desligada. Além disso, ele é altamente disponível e usa menos energia e espaço físico do que o armazenamento em disco mecânico. 

Flash é um tipo de memória de porta flutuante, que foi inventada em 1984 por Fujio Masuoka na Toshiba. Em 1986, a Toshiba lançou o primeiro chip flash do tipo NAND e a Intel lançou o chip NOR. A memória flash ofereceu um desempenho inovador e interrompeu rapidamente o mundo do armazenamento de dados. Conforme o uso de dados cresceu e os dispositivos se tornaram mais leves e menores, os sistemas flash provaram ser a maneira mais rápida de armazenar, gravar, reprogramar e transferir informações digitais. 

Em 2000, a unidade flash USB foi desenvolvida para armazenar e transferir arquivos. O dispositivo portátil era compacto, com muito mais capacidade do que os sistemas anteriores. Em 2005, a Apple lançou seus primeiros iPods baseados em flash. Hoje, a memória flash está em tudo, desde dispositivos móveis e câmeras digitais até veículos. Para grandes empresas, a velocidade e a densidade do flash tornaram essa tecnologia de armazenamento a mais usada,  em substituição aos discos rígidos nos data centers. 

 

Tipos de array de armazenamento flash 

Uma matriz de armazenamento combina várias unidades de disco para permitir o armazenamento de dados baseado em bloco. Ele separa o armazenamento das funções de comunicação e conexão de rede para fornecer mais capacidade do que um grupo de servidores de arquivos. Com uma matriz de armazenamento, vários servidores em toda a organização podem acessar com eficiência os mesmos dados armazenados. Essa matriz também é conhecida como array de disco ou array de armazenamento de disco. 

Unidade flash SSD 

Uma unidade flash de disco de estado sólido (SSD) armazena dados usando a memória flash. Um SSD tem vantagens sobre uma unidade de disco rígido (HDD). Os discos rígidos têm uma latência inerente, causada por componentes mecânicos. Um sistema de estado sólido não tem partes móveis e apresenta menos latência. Portanto, menos SSDs são necessários. Como a maioria dos SSDs modernos são baseados em flash, o armazenamento em flash é sinônimo de sistema de estado sólido. 

Matriz totalmente flash 

Os arrays totalmente flash usam apenas memória flash para armazenamento. Essas arquiteturas modernas são projetadas para maximizar o desempenho, sem as restrições das funções legadas da rede de área de armazenamento (SAN) SSD. Eles têm latência ultrabaixa e estão altamente disponíveis. Ideais para ambientes com várias nuvens e protocolos de armazenamento, como NVMe. 

Armazenamento NVMe 

O Non-volatile Memory Express (NVMe) é uma interface usada para acessar o armazenamento flash em um barramento PCIe (Peripheral Component Interconnect Express). O NVMe permite milhares de solicitações paralelas em uma única conexão. Ele elimina a sobrecarga entre os aplicativos e o armazenamento e melhora significativamente o desempenho. 

Armazenamento flash híbrido 

O armazenamento flash híbrido usa uma combinação de SSDs e HDDs, fornecendo uma infraestrutura balanceada para uma variedade de cargas de trabalho. Os discos rígidos são uma tecnologia barata, adequada para arquivos grandes e backups de dados. Onde alta taxa de transferência e baixa latência são necessárias, os dados podem ser movidos para SSDs e matrizes flash. 

Armazenamento em disco rígido 

Os discos rígidos usam hardware eletromecânico para armazenar informações digitais. Eles são econômicos e ideais para armazenamento de longo prazo e arquivos grandes. Os discos rígidos são vulneráveis ​​a danos físicos ao longo do tempo e têm problemas de latência devido à movimentação de componentes. A mídia Flash pode ser usada para aumentar esse tipo de armazenamento, permitindo que os aplicativos funcionem com mais rapidez e aumentem a escala.  

 

Vantagens de uma plataforma all-flash storage em cloud híbrida 

A TI está mais complexa do que nunca, com um maior volume de dados, aplicativos mais sofisticados e novas tecnologias em evolução. Nesse contexto, as empresas precisam de infraestruturas de armazenamento simples e flexíveis, com ferramentas que as ajudem a otimizar e simplificar operações e facilitar a integração de novas tecnologias locais e serviços em nuvem no futuro. 

Um sistema de plataforma única permite gerenciar os dados de maneira segura e perfeita em toda a sua infraestrutura de TI. Como resultado, você pode gastar mais tempo refinando sua estratégia de cloud híbrida. Um sistema de plataforma única permite gerenciar os seus dados de forma segura e contínua em toda sua infraestrutura de TI. Dessa forma, você pode dedicar mais tempo à sua estratégia de cloud híbrida. 

Para atender a essas necessidades, a IBM desenvolveu a família IBM FlashSystem. Este sistema de armazenamento virtualizado é rápido, altamente flexível e fácil, permitindo às empresas enfrentar os desafios do rápido crescimento de dados no contexto de orçamentos de TI limitados. 

Em parceria com a IBM, a IT TCS dispõe de uma extensa gama de infraestruturas tecnológicas que podem melhorar muito o dinamismo e segurança da sua empresa. Estudamos e atualizamos sua infraestrutura de forma global para ampliar sua performance e reduzir os custos de forma rápida e concisa. Entre em contato com nossa equipe para ajudá-lo a dimensionar o seu projeto e sugerir a melhor solução para as suas necessidades.  

Entre em contato conosco. 

Desenhamos a arquitetura do seu ambiente de forma personalizada

Fale com nossos especialistas agora.

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!